dermatoscopia

Dermatoscopia Digital

  1. Sobre o exame

A dermatoscopia, ou microscopia da superfície cutânea, é uma técnica não invasiva para análise detalhada de lesões de pele.
Através deste exame, é possível visualizar cores e estruturas da epiderme e derme que não podem ser vistas a olho nu ou com lentes de aumento (método elimina a reflexão da luz).
As lesões examinadas são divididas em melanocíticas (“pintas”) e não-melanocíticas. As lesões melanocíticas, a seguir, podem ser classificadas em benignas, suspeitas ou altamente suspeitas.
Após esta avaliação, o médico terá maior segurança na decisão pelo acompanhamento clínico especializado ou pela retirada cirúrgica das lesões.
De maneira geral, através de critérios estabelecidos, a dermatoscopia melhora o diagnóstico do melanoma (câncer de pele originado de lesões melanocíticas) e reduz significativamente a necessidade de cirurgias.
Convém salientar que esse exame aumenta a precisão no diagnóstico do melanoma de 60% a até 90%, quando comparado a avaliação clínica apenas, porém não é considerado um método perfeito.

  1. Como é realizado

Trata-se de procedimento diagnóstico totalmente indolor em que o dermatologista examina a pele de todo corpo (do couro cabeludo aos pés) com a utilização de dermatoscópio digital. Durante a análise todas as lesões são visualizadas com o microscópio, mas apenas aquelas que necessitarem de acompanhamento ou remoção cirúrgica são efetivamente registradas e medidas. Além disso, fotografias macroscópicas (tradicionais) também são realizadas para devida identificação do local. O tempo total de duração do exame varia de 40 minutos a uma hora.

  1. Após o exame

O médico elabora o laudo anexando todas as fotografias macro e microscópicas, devidamente identificadas e medidas, além do relatório com a conduta sugerida e CD com imagens registradas. Prazo para entrega do material varia de 7 a 14 dias.

  1. Preparo para o exame

Paciente é orientado previamente a vir com roupas de banho (biquini, sunga etc). Para os homens recomenda-se depilar/aparar áreas com muitos pelos para facilitar a visualização das lesões.

  1. Idade: todas as faixas etárias

      6. Executante: Dr. Luiz Gameiro, médico dermatologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) desde 2005.